quarta-feira, 30 de abril de 2008

Eventos

Oficina do plano nacional de cultura - culturas populares [SP] iTeia
O Ministério da Cultura, a Comissão Nacional de Folclore e a Comissão Paulista de Folclore promovem no dia 18 de setembro, em São Paulo, a Oficina do Plano Nacional de Cultura - Culturas Populares. O evento, organizado em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, integra a programação do VI Seminário de Ações Integradas em Folclore e deve reunir representantes do segmento, do poder público, da iniciativa privada e outros interessados, para avaliação e elaboração de propostas de diretrizes para o texto que subsidiará a votação do Projeto de Lei do Plano no Congresso Nacional.Trata-se da primeira discussão com foco setorial que se realiza desde a abertura, em junho, do ciclo de consultas para aprimoramento das propostas do caderno de diretrizes gerais para o Plano, que foram revisadas e aprovadas no primeiro semestre pelo Conselho Nacional de Política Cultural.A etapa atual de diálogo entre Estado e sociedade engloba um fórum virtual www.cultura.gov.br/pnc) e os Seminários Estaduais do PNC, que deverão percorrer todo o País até o final do ano. Até o momento, foram recolhidas contribuições de aproximadamente 2 mil participantes de 11 estados - Minas Gerais, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Amapá. Os relatórios das propostas podem ser consultados no site do Plano. O Seminário de São Paulo, que terá a participação de todos os setores culturais, ocorrerá até dezembro, em data a ser confirmada.ProgramaçãoA Oficina do Plano Nacional de Cultura - Culturas Populares contará com até 50 participantes em cada um dos cinco grupos de trabalho dedicados a uma das estratégias gerais do caderno de diretrizes para o PNC.18/9 - Quinta-feiraLocal: Fundação Memorial da América LatinaAv. Auro Soares de Moura Andrade, 664, CEP 01156-001, Barra Funda, São Paulo, SPTelefone: 11 3823.4600. www.memorial.sp.gov.brCredenciamento: das 8 às 9 horasMesa de Abertura Plenária: das 9 às 10 horasPresenças confirmadas:- Secretário da Identidade e Diversidade Cultural do MinC, Sérgio Mamberti;- Coordenador do Plano Nacional de Cultura, Gustavo Vidigal;- Integrante da equipe do Plano, Mauricio Dantas;- Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, João Sayad;- Conselheira e Presidente da Comissão Nacional de Cultura, Paula Simon;- Diretor Artístico da Organização Social Abaçaí Cultura e Arte,ToninhoMacedoGrupos de Trabalho: das 10 horas às 12h30 e das 14 às 18 horas.Sala 1: Fortalecer a ação do Estado no planejamento e execução daspolíticas culturaisSala 2: Incentivar, proteger e valorizar a diversidade artística e culturalbrasileiraSala 3: Universalizar o acesso à fruição e produção culturalSala 4: Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento sustentávelSala 5 : Consolidar a participação social na gestão das políticas culturaisAs inscrições devem ser feitas pelo e-mail cultura.sp@minc.gov.br">cultura.sp@minc.gov.br (Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo). Os interessados devem informar nome completo, telefone e e-mail de contato, município de residência e as instituições a que esteja eventualmente vinculado. Devem também escolher em qual grupo de trabalho querem participar.PLANO NACIONAL DE CULTURAO Plano Nacional de Cultura é um conjunto de estratégias e diretrizes para a execução de políticas públicas para a área cultural, que está sendo elaborado com a participação da sociedade brasileira. Tem por finalidade o planejamento e a implementação de ações de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Diversidade que se expressa em práticas, serviços e bens artísticos e culturais determinantes para o exercício da cidadania, a expressão simbólica e o desenvolvimento socioeconômico sustentável do país.Previsto na Constituição Federal desde a aprovação da emenda 48 em 2005, o PNC encontra-se em fase de sistematização de suas diretrizes, elaboradas a partir do diálogo entre Estado e sociedade e da realização de pesquisas e estudos. Esse processo de construção, iniciado em 2003, é realizado em parceria pelos poderes Executivo e Legislativo em âmbito federal e visa à aprovação do projeto de lei do Plano, que tramita na Câmara dos Deputados desde 2006.Tecido por diversos cidadãos e grupos, o PNC é gerado com o respaldo em uma noção ampla e plural de cultura, atenta às especificidades das diferentes linguagens artísticas e manifestações simbólicas. Pretende, dessa forma, englobar orientações para campos de ação que vão de artesanato e culinária a moda e cultura digital, passando por artes cênicas e visuais, música, memória e patrimônio brasileiro.Na medida em que estabelecer consensos para a ação do Estado, o Plano contribuirá para a concretização do Sistema Nacional de Cultura, com a efetiva integração de fóruns, conselhos e outras instâncias de participação federais, estaduais e municipais. Proporcionará ainda uma ampla base jurídica para a atualização dos instrumentos de regulação das atividades e serviços culturais, embasando critérios e perspectivas aos sistemas de financiamento e de execução das políticas públicas de apoio à cultura.A elaboração do PNC reflete, ainda, a perspectiva de continuidade e institucionalização do recente amadurecimento das práticas de gestão das políticas públicas de cultura. Processo que se caracteriza por iniciativas como a política federal de seleção pública de projetos artísticos e culturais, realizada por editais adequados às particularidades das demandasde cada região do país e à diversidade das comunidades e grupos deidentidade brasileiros.Contatos para entrevistasDaniel Hora - 61 3316-2294 / daniel.hora@minc.gov.br">daniel.hora@minc.gov.brPedro Biondi - 61 3316-2115 / pedro.biondi@minc.gov.br">pedro.biondi@minc.gov.brComo funcionarão os grupos de trabalhoO ponto de partida do debate é o Caderno de Diretrizes Gerais, publicaçãoque consolida as propostas apresentadas em diversas instâncias departicipação, como o Conselho Nacional de Política Cultural, 1ª ConferênciaNacional de Cultura, Câmaras Setoriais e audiências públicas realizadas naComissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Além dessedocumento, será utilizado o relatório da revisão realizada pelo ConselhoNacional de Política Cultura.O objetivo final da discussão é a elaboração de um relatório de propostasque será somado a outras contribuições, estudos e levantamentos paraorientar a finalização do texto que subsidiará a relatoria e votação doprojeto de lei no Plano pelo Congresso Nacional. As contribuições para oPlano Nacional de Cultura serão avaliadas e incorporadas ao texto quesubsidiará a votação do respectivo projeto de lei, conforme os seguintescritérios:a.. Correspondência com os diagnósticos, valores e estratégias do cadernode diretrizes: o acúmulo já existente de estudos e discussões para odelineamento das políticas de cultura deverá ser considerado.b.. Abrangência temática, territorial e populacional: as políticas doEstado brasileiro deverão se pautar pela amplitude e equilíbrio noatendimento às demandas dos setores culturais e grupos identitários, bemcomo na busca de diminuição das desigualdades socioeconômicas regionais.c.. Visão de longo prazo: as diretrizes do Plano Nacional de Culturadeverão orientar a execução das políticas públicas ao longo de dez anos,que compreenderão a realização de subprogramas de menor duração.d.. Perspectiva de integração de ações do Estado, iniciativa privada esociedade civil: o Plano deverá estimular dinâmicas colaborativas deimplementação, tanto no que se refere aos diferentes poderes e esferas daadministração pública quanto no que diz respeito à relação entre Estado,iniciativa privada e sociedade civil.Temas dos grupos de trabalhoFortalecer a ação do Estado no planejamento e execução das políticasculturaisO Plano Nacional de Cultura engloba linguagens artísticas e múltiplasidentidades e expressões culturais, até então desconsideradas pela ação doEstado. Em consonância com esta concepção ampliada de cultura, o Planoreafirma o papel indutor do Estado em reconhecer a diversidade cultural,garantindo o pluralismo de gêneros, estilos, tecnologias e modalidades. Àsinstituições governamentais cabe formular diretrizes e planejar,implementar, acompanhar e avaliar ações e programas culturais. Paraviabilizar essa estratégia, é fundamental instituir marcos legais,desenvolver sistemas de informações, indicadores de avaliação e mecanismosde regulação de mercado e de territorialização das políticas culturais. Oaprimoramento das regras de financiamento das atividades culturais viafundos públicos, orçamento e leis de incentivo fiscal remetem também aopacto federativo para a divisão das prerrogativas e responsabilidades entreas esferas de governo federal, estadual e municipal.Incentivar, proteger e valorizar a diversidade artística e culturalbrasileiraA cultura é feita de símbolos, valores, rituais que criam múltiplospertencimentos, sentidos e modos de vida. A diversidade cultural brasileirase atualiza - de maneira criativa e ininterrupta - por meio de linguagensartísticas, múltiplas identidades e expressões culturais. As políticaspúblicas de cultura devem adotar medidas, programas, ações e políticas parareconhecer, valorizar, proteger e promover a diversidade cultural. OBrasil, cuja formação social foi marcada por sincretismos, hibridação eencontros entre diversas matrizes culturais, possui experiência históricade negociação da diversidade e de reconhecimento de seu valor simbólico. OPNC oferece uma oportunidade histórica para a adequação da legislação e dainstitucionalidade da cultura brasileira à Convenção da DiversidadeCultural da Unesco, firmando a diversidade como referência das políticas deEstado e como elo de articulação entre segmentos populacionais ecomunidades nacionais e internacionais.Universalizar o acesso à fruição e produção culturalO acesso à cultura, às artes, à memória e ao conhecimento é um direitoconstitucional e condição fundamental para o exercício pleno da cidadania.Sob a perspectiva de ampliação do conceito de cultura e da valorização dadiversidade, é necessário ultrapassar os enfoques exclusivos nas artesconsagradas e incluir entre os campos de ação do Estado outrasmanifestações criativas, expressões simbólicas e identitárias que injetamenergia vital no tecido social. Superar positivamente as indústriasculturais e seu caráter restritivo e homogeneizador, predominante até osanos 90, implica no alargamento das possibilidades de experimentação ecriação estética e, também, na implementação de novas conexões e formas decooperação entre artistas, produtores, gestores culturais, organizaçõessociais e instituições locais. O PNC deve contemplar ainda a garantia dascondições necessárias à realização dos ciclos que constituem os fenômenosculturais: da formação artística e de público à garantia de ampladisponibilidade dos meios de produção e difusão.Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento sustentávelEconomia e desenvolvimento são aspectos da cultura de um povo. A cultura éparte do processo propulsor da criatividade, gerador de inovação econômicae tecnológica. A diversidade cultural produz distintos modelos de geraçãode riqueza que devem ser reconhecidos e valorizados. O PNC estabelecevínculos entre arte, ciência e economia na perspectiva da inclusão e dodesenvolvimento. Suas proposições contemplam a formação profissional; aregulamentação do mercado de trabalho para as categorias envolvidas com aprodução cultural; e o estímulo aos investimentos e ao empreendedorismo nasatividades econômicas de base cultural, entre elas o turismo, ascomunicações, a indústria gráfica, a fonográfica, a arquitetura, a moda,dentre outras. Por outro lado, avaliza a inserção de produtos, práticas ebens artísticos e culturais nas dinâmicas econômicas contemporâneas, comvistas à geração de trabalho, renda e oportunidades de inclusão social.Consolidar a participação social na gestão das políticas culturaisO desenho e a implementação de políticas públicas de cultura pressupõem ainterface entre governos e sociedade. Além de explicitar suas expectativase encaminhar suas demandas, os cidadãos também devem assumirco-responsabilidades nas tomadas de decisão, na execução e avaliação dasdiretrizes, nos programas e nas ações culturais. Retoma-se assim a idéia dacultura como direito do cidadão e amplia-se para a perspectiva daparticipação social na gestão da cultura. O PNC contempla a criação deredes, de mecanismos de acesso, acompanhamento e transparência dosprocessos de realização da política cultural por meio de indicadores esistemas de gestão compartilhados. Reafirma-se, portanto, a importância deespaços consultivos e deliberativos dotados de representatividade eparticipação social direta. Nessa perspectiva, diferentes modalidades departicipação são fundamentais não só para a construção e aprovação do Planono Congresso Nacional, como também para a sua execução, aperfeiçoamentos efuturas revisões.ServiçoPlano Nacional de CulturaDia: 18 de setembro as 9hInscrição gratuita por ordem de chegada pelo sitecultura.sp@minc.gov.br">cultura.sp@minc.gov.brAssessoria de ImprensaAbaçaí Cultura & mailto:Arte3312-9000imprensa@abacai.org.br%22%3Eimprensa@abacai.org.brhttp://clipmail2.interjornal.com.br/clipmail.kmf?clip=leisjj8e8m&grupo=249412#not7689973
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Feira de livros - Primavera dos Livros começa dia 25 no Centro Cultural São Paulo
Será de 25 a 28 de setembro a PRIMAVERA DOS LIVROS São Paulo 2008. O evento, que é promovido pela Liga Brasileira de Editoras – Libre, terá 90 estandes à disposição do público, distribuídos no amplo espaço do Centro Cultural São Paulo. Estão programadas atividades como exposições de ilustrações de livros; palestras com autores; atividades de sensibilização para a acessibilidade de cegos à leitura; sarau poético e dramatizações; espaço infantil; palestras, mesas-redondas e conferências; lançamentos de livros; entre outras. Os descontos variam de 30% a 50%.
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S. Caetano inscreve para Oficina de Quadrinhos [SP]
Neste mês de setembro a Diretoria da Cultura da Prefeitura de São Caetano abre vagas para mais um curso que integra o projeto Oficinas Culturais 2008. Os interessados em aprender ou desenvolver novas técnicas na produção de histórias em quadrinhos podem se inscrever para a oficina até o próximo dia 17 de setembro, na sede da Cultura (rua Estrada das Lágrimas, 515, bairro São José) e no Atende Fácil (rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro).
As aulas, ministradas por Edson Pelicer, têm início no dia 18 e seguem até novembro, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h, na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), localizada na rua Santo Antonio, 50, Centro. O curso apresentará os conceitos e funcionamentos básicos para a produção de histórias em quadrinhos e de um fanzine periódico em preto e branco, no formato 15x21 cm, e número de páginas a definir. Fonte: http://www.reporterdiario.com.br/index.php?id=95883
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Encontro O Direito de Brincar: a importância do brinquedo na educação
A história da Fundação Abrinq se funde com a luta pelos direitos da criança e do adolescente, consolidada nos anos 90 com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, uma das mais completas legislações acerca dos direitos e deveres da população infanto-juvenil em todo o mundo, responsável por mudanças significativas na sociedade brasileira.Ao completar 18 anos, a Fundação Abrinq promove o Encontro O Direito de Brincar: a importância do brinquedo na educação, com o objetivo de debater a importância do brincar, no desenvolvimento da criança, da brinquedoteca e da ludicidade na formação dos professores.Público-alvo: Professores de escolas públicas e privadas, de educação infantil e ensino fundamental.Data e Local: 25 de outubro de 2008 - Centro FECOMERCIO de Eventos - 1º andarRua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista - São Paulo/SPAs inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de outubro.
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De 25/8/2008 à 29/8/2008
Agência FAPESP – O simpósio internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial, que ocorrerá entre os dias 25 e 29 de agosto em São Paulo, marca o centenário da morte de um dos mais importantees escritores brasileiros.O evento, realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio da Fundação Editora da Unesp, tem apoio do Ministério da Cultura e consiste em um ciclo de conferências e debates congregando nomes emblemáticos da crítica machadiana, nacional e estrangeiraO simpósio ocorrerá no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e terá o objetivo de construir as bases para um contato mais amplo, sólido e constante entre os diversos pesquisadores da obra de Machado de Assis, abrindo novos ângulos de abordagem até então inexplorados nos estudos sobre o escritor.Participarão pesquisadores como Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Amina di Munno (Universidade de Gênova), Dain Borges (Universidade de Chicago), Daphne Patai (Universidade de Massachusetts), Elide Valarini Oliver (Universidade da Califórnia), Hans Ulrich Gumbrecht (Universidade de Stanford) e Jean Michel Massa (Universidade de Rénnes 2)Entre os participantes brasileiros estão Roberto Schwarz, Antonio Carlos Secchin, Gilberto Pinheiro Passos, Lúcia Granja, Luiz Dagobert de Aguirra Roncari, Sérgio Paulo Rouanet e Valentim Facioli. Milton Hatoum fará uma saudação em nome dos escritores brasileiros.
Mais informações: www.machadodeassis.unesp.br/simposio
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Seminário de São Paulo discutirá os direitos autorais e o acesso à cultura
Evento acontece nos dias 27 e 28 de agosto, na USP Leste.
*Seminário "Direitos Autorais e Acesso à Cultura" - Fórum Nacional de Direito Autoral, promovido pelo Ministério da Cultura.
Para dar continuidade às discussões do Fórum, debateremos nesse Seminário diversos temas relacionados à busca de equilíbrio entre a proteção dos direitos autorais e o acesso à cultura, enfocando desde os aspectos gerais relacionados às limitações em nossa Lei até os desafios mais concretos que nos trazem as discussões sobre usos educacionais, medidas tecnológicas de proteção, obras órfãs e proteção do patrimônio cultural, entre outros temas.
Todos os seminários serão transmitidos pela Internet e podem ser acompanhados pela página www.cultura.gov.br/direito_autoral <http://www.cultura.gov.br/site/2008/08/direito_autoral>, onde serão colocados os textos e vídeos dos eventos já ocorridos. Outro espaço de discussão é o Blog do Fórum (www.cultura.gov.br/blogs/direito_autoral/ <http://www.cultura.gov.br/site/2008/08/blogs/direito_autoral/>), onde a sociedade pode postar comentários e fazer sugestões sobre os temas que estão sendo debatidos.
A inscrição para o seminário, que é gratuita, pode ser feita pela página http://www.promodelconection.com.br/ <http://www.promodelconection.com.br/> ou pelos telefones (61) 3037-6563 e 3037-6564. As vagas são limitadas.Maiores informações podem ser obtidas na Coordenação-Geral de Direito Autoral do Ministério da Cultura, pelo telefone(61) 3316-2070.
*Endereço: Auditório da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP - *Campus USP LESTE*Rua Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo, São Paulo – (veja aqui o mapa) <http://maps.google.com.br/maps?f=q&hl=pt-BR&geocode=&q=Rua+Arlindo+Bettio+1000,+Sao+Paulo,+03828000+%28U&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=80.11863,113.203125&ie=UTF8&ll=-23.481078,-46.492016&spn=0.020114,0.027637&z=15>.
*Programa*Fórum Nacional de Direito Autoral – Ministério da CulturaSeminário "Direitos Autorais e Acesso à Cultura"São Paulo (USP Leste), 27 e 28 de agosto
Dia 27/08 09h00 - 09h30 – Inscrições e café
09h30 – Mesa de abertura
11h00 – 13h00 - Mesa 1: O equilíbrio dos interesses público e privado no direito autoral na perspectiva do consumidor
Usuários finais das obras protegidas, os consumidores de bens e serviços culturais não têm merecido um lugar dedestaque nas discussões a respeito da legislação autoral. Como toda produção tem por finalidade o consumo, nesta Mesa será discutido como integrar as normas de proteção aos consumidores e de promoção da cidadaniacom as normas definidoras do Direito Autoral .
Estela Waksberg Guerrini (IDEC)oHelenara Avancini (PUC)oRepresentante do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da JustiçaoMediador: Laymert Garcia (UNICAMP)14h30 – 16h30 - Mesa 2: Limitações e Exceções da leiO Direito Autoral, como todo direito, está sujeito a limites, entre os quais estão os direitos constitucionalmentedefinidos de acesso à cultura, à educação, à informação e ao conhecimento. Diferentemente da maior parte dospaíses do mundo, tais limites, em nossa Lei, são mais restritos. É necessário alterá-los?Guilherme Carboni (FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado)oMarrey Luiz Peres Jr. (PG&A Consultoria e Serviços SS Ltda)oPablo Ortellado (USP)oMediador: Giuseppe Cocco (UFRJ)16h30 – 16h50 – Intervalo16h50 – 18h50 -Mesa 3: Medidas Tecnológicas de ProteçãoCom o surgimento da Internet, as medidas tecnológicas de proteção, conhecidas pelas siglas TPM, DRM ou aindapor "proteção anti-cópia" , alcançaram um forte impulso e são vistas como uma forma de combater usos ilícitos deobras protegidas no meio digital. Porém, as medidas têm prejudicado mais o cidadão comum do que os chamados"piratas", que conseguem burlá-las. Ainda há alguma razão para as empresas insistirem no uso dessas medidas?Pedro Rezende (UnB)oPedro Paranaguá (FGV)oMarcelo Bechara (MC)oJosé Peña (EMIMusic)oMediador: Thiago Tavares (Safernet)19h00 – CoquetelDia 28/08 09h00 – 10h50 - Mesa 4: Usos Educacionais de Conteúdos ProtegidosAs tecnologias digitais e a Internet trouxeram novas e promissoras possibilidades para as práticas pedagógicas.Porém, os educadores e educandos encontram dificuldades das mais diversas ordens para explorar esse imensopotencial. Quais são os problemas encontrados mais comumente e como potencializar os usos educacionaispreservando o respeito aos direitos dos criadores?Fórum Nacional de Direito Autoral – Ministério da CulturaSeminário "Direitos Autorais e Acesso à Cultura"São Paulo (USP Leste), 27 e 28 de agostoJorge Machado (GPOPAI-USP)oDalton Spencer Morato (ABDR)oLadislaw Dowbor (PUC)oSuely Ferreira ( USP)oMediador: Flávia Rosa Bahia (Vice-presidente da ABEU, Editora da EDUFBA, Salvador/BA)10h50 – 11h00 – Intervalo11h00 – 13h00 - Mesa 5: Patrimônio CulturalPreservar uma obra muitas vezes implica o ato de reprodução, que constitui um direito exclusivo do autor e quedemanda autorização prévia. Sem condições de consultar todos os titulares de direitos sobre as obras, ou pordesconhecimento, bibliotecas, museus de som e imagem, cinematecas e arquivos públicos ao buscarem preservaro patrimônio cultural brasileiro incorrem freqüentemente em atividades ilícitas. Como trazer essa atividade para alegalidade?Mônica Rizzo Soares Pinto (Biblioteca Nacional)oCarlos Magalhães (CINEMATECA Brasileira)oJaime Antunes da Silva (Arquivo Nacional)oMediador: Istvan Jancso (IEB/USP, Biblioteca Brasiliana)14h30 – 16h30 - Mesa 6: Formas de LicenciamentoCabe ao autor decidir de que maneira uma obra de sua autoria pode ser utilizada ou explorada economicamente.No entanto, na maior parte das vezes, ele é compelido a transferir a uma pessoa jurídica essa prerrogativa. Alémdisso, a lei brasileira não tem nenhuma previsão de licença legal ou obrigatória, nem incentiva as chamadas"criações transformativas" de obras já existentes. Como estimular a difusão e a recriação cultural nessaperspectiva? E como proceder no caso de obras financiadas com dinheiro público?Sérgio Amadeu (Cásper Líbero)oRonaldo Lemos (FGV/RJ)oVanisa Santiago (Vanisa Santiago Consultores Associados)oAmilson Godoy (Fórum Nacional de Música)oMediador: Túlio Vianna (Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico e PUC-MG)16h30 – 16h50 – Intervalo16h50 – 18h50 - Mesa 7: Domínio Público e Obras ÓrfãsA primeira limitação ao direito autoral é o fato de ele se exaurir após um prazo de tempo (70 anos, no caso doBrasil). Mas, para o cidadão comum, nem sempre é fácil acessar obras cuja proteção patrimonial já se esgotou:seja pelo desconhecimento se a obra está ou não em domínio público, seja pelo fato de a obra só ser acessívelatravés de certas apropriações e domínios privados (traduções, interpretações ou execuções e fonogramas). Nocaso das obras órfãs, a omissão da lei desencoraja o uso e dificulta os seus acessos. Como difundir essas obrassem desrespeitar os possíveis direitos dos seus titulares?Dênis Barbosa (Dênis Barbosa Advogados)oEduardo Licurgo (Eduardo Lycurgo Leite Advogados)oMarcos Wachowicz (UFSC)oMediador: Imre Simon (USP)18h50 –
Mesa de encerramento http://www.gpopai.usp.br/
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5º Seminário Educação e Leitura-Brasil em parceria com a Cátedra UNESCO de Leitura.De 10 a 14 de novembro de 2008, em Natal-RN. O 5º SEL é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Há um Grupo de trabalho sobre Educação e espaços de leitura. Participem e divulguem o evento!Mais informações no site: www.ccsa.ufrn.br/5sel
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Peça juvenil Sapato Apertado com o elenco Quereres (jovens do Arrastão). Imperdível!!!
A peça estreou em dia 25/06.A temporada da peça foi prorrogada para o mês de agosto, até o dia 28/08, com algumas modificações. As apresentações serão às quintas-feiras, às 20h, no Teatro Vivo, na Av. Chucri Zaidan, 860, e terão bilheteria, sendo R$ 10,00 a entrada inteira, e R$ 5,00, meia entrada.Contato: 5841-3366 - com a Natália ou a Priscila.
*******************************Tema: Biblioteca Viva!Numa ação conjunta entre a Coordenação Executiva do Plano Nacional do Livro e da Leitura (Ministério da Cultura e da Educação) e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo acontecerá o “II FORUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA e I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS no período de 14 a 17 de agosto de 2008na cidade de São Paulo.Essa iniciativa deveu-se ao fato da grande repercussão do lançamento em 2006 do Plano Nacional do Livro e Leitura, ocasião em que foi organizado o I Fórum Nacional do Livro e Leitura, na Bienal de São Paulo.Transcorridos dois anos, observou-se um crescente e estimulante número de iniciativas de promoção e incentivo à leitura nas diversas regiões do país, que podem ser conhecidas no site www.pnll.gov.brAssim, a organização do II Fórum tornou-se imprescindível para a integração de pessoas que aderiram ao desafio de disseminar a leitura no país, assim como para o fomento e acompanhamento de ações implementadas na área.O evento ganhou nova dimensão, reunindo-se com o “I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias” idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.Serão discutidos experiências nacionais e internacionais (Argentina, Chile, Colômbia) bem sucedidas na área de promoção, mediação e incentivo à leitura incluindo projetos de acessibilidade para pessoas com baixa visão e cegas.Será um grande prazer poder nos reunir para trocar experiências, compartilhar novas idéias e formular novas propostas de trabalho conjuntas.InscriçõesSão somente 500 vagas. A inscrição é Gratuita.Outras informações no site http://www.bibviva.com.br/erro.asp
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A Livraria da Vila e a Editora Companhia das Letrinhas convidam para o lançamento do livroSolta o sabiáde Ruth RochaIlustrações de CárcamoSábado, 09 de agosto, às 15hLivraria da VilaRua Fradique Coutinho, 915 - Vila Mariana
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Tema: Biblioteca Viva!Numa ação conjunta entre a Coordenação Executiva do Plano Nacional do Livro e da Leitura (Ministério da Cultura e da Educação) e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo acontecerá o “II FORUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA e I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS no período de 14 a 17 de agosto de 2008na cidade de São Paulo.Essa iniciativa deveu-se ao fato da grande repercussão do lançamento em 2006 do Plano Nacional do Livro e Leitura, ocasião em que foi organizado o I Fórum Nacional do Livro e Leitura, na Bienal de São Paulo.Transcorridos dois anos, observou-se um crescente e estimulante número de iniciativas de promoção e incentivo à leitura nas diversas regiões do país, que podem ser conhecidas no site www.pnll.gov.brAssim, a organização do II Fórum tornou-se imprescindível para a integração de pessoas que aderiram ao desafio de disseminar a leitura no país, assim como para o fomento e acompanhamento de ações implementadas na área.O evento ganhou nova dimensão, reunindo-se com o “I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias” idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.Serão discutidos experiências nacionais e internacionais (Argentina, Chile, Colômbia) bem sucedidas na área de promoção, mediação e incentivo à leitura incluindo projetos de acessibilidade para pessoas com baixa visão e cegas.Será um grande prazer poder nos reunir para trocar experiências, compartilhar novas idéias e formular novas propostas de trabalho conjuntas.InscriçõesSão somente 500 vagas. A inscrição é Gratuita.Outras informações no site http://www.bibviva.com.br/erro.asp
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Peça juvenil Sapato Apertado com o elenco Quereres (jovens do Arrastão). Imperdível!!!
A peça estreou em dia 25/06.A temporada da peça foi prorrogada para o mês de agosto, até o dia 28/08, com algumas modificações. As apresentações serão às quintas-feiras, às 20h, no Teatro Vivo, na Av. Chucri Zaidan, 860, e terão bilheteria, sendo R$ 10,00 a entrada inteira, e R$ 5,00, meia entrada.Contato: 5841-3366 - com a Natália ou a Priscila.
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10/06/2008
Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas
O Documento - Da Redação [ Várzea Grande]
Estão abertas as inscrições para o Prêmio SESC de Literatura 2008. O concurso pretende premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros. Cada participante que não poderá ter nenhum livro publicado deve participar com apenas uma obra inédita. O concurso é dividido em duas categorias: contos e romances.O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída pela editora Record, cabendo o direito a 10% do valor de capa na comercialização em livrarias, além de distribuição na rede de bibliotecas do SESC no País e outros espaços culturais. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto. Na edição do ano de 2007, participaram 422 escritores brasileiros que nunca publicaram um livro. Dois paulistas foram os vencedores do Prêmio: Sergio Guimarães, autor do romance “Zé, Mizé, Camarada André: notícia de Angola”, e Mauricio Fiorito de Almeida, escritor da coletânea de contos “Beijando dentes”.O lançamento dos livros dos vencedores da última edição está previsto para julho deste ano, na Academia Brasileira de Letras, e em seguida os novos escritores iniciam circuito de lançamentos e eventos especiais de literatura do SESC por todo o país, como as Feiras de Livros, Cafés Literários e as Jornadas Literárias.A Editora Record já iniciou a preparação dos originais - cada título terá 4 mil exemplares, que serão comercializados e distribuídos também à rede de bibliotecas do SESC em todo o país.
Fonte: http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=264208

SARAU LITERÁRIO CRUZ DE MALTA

DIA 15/05/08
HORA: 14h 30 min.
LOCAL: SALÃO NOBRE

PROGRAMA:

1º ESTÁGIO A –
Declamação da Parlenda: “Cadê o toucinho”
Teatro de dedoches – história criada pelos alunos

1º ESTÁGIO B –
Declamação da história: “A caixa surpresa”, uma releitura da “Caixa de Pandora” da Mitologia Grega

2º ESTÁGIO A –
Declamação da história: “Bruxa, Bruxa venha à minha festa” de Arden Druce

2º ESTÁGIO B –
Leitura da história:”A menina Mariana”-história criada pelos alunos

MINI-GRUPO A -
Declamação da Parlenda:”Pombinha Branca”

Mini-Grupo B -
Declamação da travalíngua;
”O tatu taí”

SALA GLAUCIARA –
Canto e dança com a música
“É bom ser criança” – Toquinho
Declamação da música
“De umbigo a umbiguinho” - Toquinho

SALA SANDRA –
Representação teatral baseada no livro “O bicho folharada”
História: A onça e o macaco – Mary e Eliardo França

SALA PENHA -
Jogral da poesia
“A fonte e a flor” – Vicente de Carvalho

Um comentário:

perrotti disse...

Elis,

Bom demais o lançamento do blog.
Com o desenvolvimento, será possível aperfeiçoá-lo, com sugestões dos integrantes.
Parabéns pela iniciativa.