quarta-feira, 30 de julho de 2008

Relatório_Encontro de Supervisão Rede PBV, de 30/07/2008

Pessoal,

Segue relatório do último encontro de supervisão:

FUNDAÇÃO ABRINQ
PROGRAMA BIBLIOTECA VIVA
RELATÓRIO SUPERVISÃO
30.07.2008

O encontro foi realizado no Instituto Dom Bosco contando com a presença de representantes das seguintes instituições parceiras: Projeto Arrastão, Associação Santa Terezinha, Casa da Passagem, CEI Santo Antonio, Centro de Educação Popular – Casa da Criança, Comunidade Inamar, EMEI Abelardo Pinto, CCNSA – CEI Consolata, CEBASP, Centro Social Parelheiros, Creche Menino Deus, Cristo Rei, Cruz de Malta, EMEI Emílio Carlos, EMEI Fortunato Ricci, Obra Social Santa Clara e São Francisco, Projeto Quixote, Instituto Rogacionista, Voluntária (Elisangela) e Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Este encontro teve início com o Bom dia Rede: informes e apresentação da pauta do dia realizada por Adriana (Instituto Rogacionista). Em seguida a Rosária (Cruz de Malta) realizou a leitura de um texto sobre Sucesso escrito para uma formatura da FAAP pelo publicitário Nizan Guinaes.

As organizações dividiram em dois grupos para compartilhar sobre o andamento dos projetos orientadas pelas seguintes questões:
O que é o projeto?
Como está e como funciona?
O que mudou do original?
Quais são os desafios e pontos de destaque?
Quais são as contribuições recebidas na rede?
Qual a importância do acompanhamento?
Como está o acervo?
É necessário complemento? - esta questão foi sugerida por Patrícia, do Citi
Neste momento, houve um certo atraso, pois muitas organizações chegaram ao Instituto Dom Bosco no andamento da atividade.

Houve uma pausa para o café comunitário: muito apreciado por todos!

Logo após houve apresentação dos grupos em plenária onde um membro de cada grupo apresentou os pontos em comum e pontos de destaques. Em geral, os grupos ressaltaram a importância da rede para troca de informações/experiências, bem como o acompanhamento realizado para cada projeto. Houve também o relato do desgaste dos livros e, portanto, a necessidade de diversificar e fortalecer o acervo existente.

As sugestões para o próximo encontro são:
- Cada organização apresentará uma atividade prática/lúdica/dinâmicas para os próximos encontros. Como não houve tempo disponível para que a organização de Parelheiros e EMEI Emílio Carlos apresentassem suas experiências neste encontro, ficou combinado de que estas serão apresentadas na próxima reunião da Rede (dia 10/09).
- Visita monitorada à Biblioteca Monteiro Lobato.
- Compartilhar experiências nos encontros da Rede PBV e no blog. Em caso de dificuldades, foi alertado para procurar Renata e Elis.
- Café comunitário continuará.
- Catalogação e tratamento do acervo - Elis informou que no próximo encontro já teremos agendado um curso em elaboração pelo Colaboratório de Infoeducação-USP, coordenado pelo Prof. Edmir.

Apresentação do programa Mudando a História: realizada por Renata - mais informações no site da Fundação Abrinq

Avisos importantes:
- Até segunda-feira, dia 04/08, as organizações deverão encaminhar para Renata e Elis por e-mail, fax, ou telefone a relação de 10 a 15 títulos de livros que gostariam de receber como doação. Esta é mais uma ação do Citi para complementação dos acervos - não percam esta oportunidade!
- Preencherem e retornarem o instrumental de avaliação para Renata até o dia 20/08!
- Próximo encontro: dia 10/09, pontualmente às 8h30 no auditório do Citi, situado na Av. Paulista, 1.111, 1. andar (próx. à Estação Trianon-Masp)

O encontro foi finalizado com a leitura de um trecho do livro Tocaia Grande, de Jorge Amado, realizada por Severina, do Instituto Rogacionista e também foi entregue um marcador de livro com trecho do texto A troca, de Lygia Bojunga, na tentativa de que o blog fosse acessado para leitura integral do texto.

Abraços,
Elis e Renata

Nenhum comentário: