segunda-feira, 17 de novembro de 2008

MinC prorroga período de inscrições para a primeira edição do concurso

O Ministério da Cultura (MinC) prorrogou até o dia 24 de novembro o prazo para as inscrições no Concurso Pontos de Leitura 2008 - Edição Machado de Assis, que tem como objetivo selecionar até 600 iniciativas culturais que incentivem ou fortaleçam a prática da leitura no país.
O novo prazo-limite foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 10 de novembro, por meio da Portaria n° 76, assinada pelo ministro Juca Ferreira. Todas as cidades brasileiras poderão participar do concurso, instituído no âmbito do Programa Mais Cultura, que integra a Agenda Social do Governo Federal.
As iniciativas inscritas deverão fortalecer, fomentar e estimular a leitura em diferentes locais, como, por exemplo, bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, sindicatos, hospitais, presídios, associações comunitárias, residências e em vários outros lugares.Podem se inscrever no concurso pessoas físicas ou jurídicas nacionais, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, representantes de iniciativas voltadas para a promoção da leitura nas comunidades brasileiras, a democratização do acesso gratuito aos livros, gibis e outros materiais de leitura, e ainda outras características. Não poderão candidatar-se bibliotecas, escolas e universidades mantidas pelo poder público. Cada candidato pode participar com uma única iniciativa.

Premiação e inscrições
Cada projeto selecionado receberá um kit com, no mínimo, 500 livros, assim distribuídos: 50% de obras de ficção; 25% de não-ficção e 25% de referência. Além disso, farão parte do kit um computador e um mobiliário básico. Esse conjunto se destina à renovação de acervos bibliográficos e de equipamentos que promovam o uso cultural de computadores e Internet.
As inscrições são gratuitas e só podem ser feitas pelos Correios. Os envelopes deverão ser enviados preferencialmente via Sedex ou carta registrada e encaminhados para o seguinte endereço:
Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de AssisCaixa Postal n° 8614CEP 70312-970 - Brasília/DF
Os envelopes remetidos deverão conter a ficha de inscrição preenchida e com a assinatura do responsável pela iniciativa. Também precisam ser enviados os documentos listados na Portaria n° 60, de 23 de setembro de 2008, que instituiu o concurso, disponibilizada no nosso site desde o dia 25 de setembro, quando foi publicada no Diário Oficial.
É necessário que os candidatos façam a adesão à Rede Biblioteca Viva, cujos objetivos e conceitos podem ser lidos no Anexo C da Portaria n° 60.
Veja as portarias, os anexos e a Cartilha do Concurso Pontos de Leitura.Informações: (61) 3316-0619.
(CGLL/MinC)
Visite o site: http://www.cultura.gov.br/site/

Nenhum comentário: