sábado, 4 de outubro de 2008

MinC anuncia 600 bibliotecas comunitárias

Por Alexandre Malvestio, da agência Brasil Que Lê 3.10.2008 15h42

O Ministério da Cultura abriu edital para apoiar a instalação de 600 bibliotecas comunitárias no País. O governo dará preferência a instituições ou pessoas físicas que já realizam projetos de leitura há pelo menos um ano e para os 410 municípios considerados prioritários pelos programas Território da Cidadania, do Ministério da Justiça, e Mais Cultura, do próprio MinC.

Os escolhidos receberão um kit com 500 livros, um computador e mobiliário básico, composto por mesa, cadeira, estantes e almofadas. A Fundação Biblioteca Nacional fará a compra e a distribuição dos acervos. O projeto, chamado de Pontos de Leitura, segue na linha do programa Cultura Viva, que instituiu os chamados Pontos de Cultura na gestão do ex-ministro Gilberto Gil.

O anúncio do edital põe fim a uma espera de um ano desde que o Ministério da Cultura anunciou, numa grande festa em Brasília, o programa Mais Cultura. Na ocasião, foi anunciada, entre outras metas para a área, a criação de 20 mil pontos de cultura, 4 mil dos quais como pontos de leitura.

A portaria assinada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, instituiu o Pontos de Leitura como concurso e aproveitou para fazer uma homenagem nesta edição ao centenário de morte do escritor Machado de Assis. As inscrições vão até 10 de novembro.

Biblioteca Viva - A portaria que instituiu o projeto Pontos de Leitura também criou a rede Biblioteca Viva, da qual todos os 600 contemplados pelo edital terão que, obrigatoriamente, fazer parte e que abrigará os Pontos de Cultura que possuírem alguma atividade de fomento à leitura.

A intenção é criar uma rede de bibliotecas de acesso público (municipais, estaduais e comunitárias) e também uma plataforma virtual de acompanhamento, interlocução e interação das ações do livro e leitura. As bibliotecas brasileiras compõem o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional.

Serviço - As inscrições para o I Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis são gratuitas e só poderão ser feitas via Correios. A portaria está à disposição dos interessados nas páginas do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), no link Editais e Premiações, e do Programa Territórios da Cidadania (www.territoriosdacidadania.gov.br). Maiores informações podem ser obtidas pelos e-mails pontosdeleitura@minc.gov.br ou pontosdeleitura@cultura.gov.br, e também pelo telefone (61) 3316-2014 .

Os envelopes com as inscrições deverão ser enviados para: Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis, Caixa Postal n° 8614, CEP 70312-970, Brasília/DF.

Fonte: http://www.abrelivros.org.br/abrelivros/texto.asp?id=3537.

Nenhum comentário: