sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ata da Supervisão da Rede de Leitura

Os integrantes da Rede PBV (Projeto Biblioteca Viva) da Fundação Abrinq reuniram-se no dia treze de dezembro de dois mil e oito para a supervisão da Rede de Leitura.
O encontro ocorreu no auditório do Instituto Dom Bosco situado na estação Tiradentes do metrô e teve início às nove horas.

A abertura da reunião, conhecida entre os integrantes como o momento “Bom Dia Rede” foi realizada pela Lazara da entidade Comunidade Inamar que leu um conto de Maria Colassanti retirada do livro A Moça Tecelã. Os integrantes fizeram comentários acerca da leitura, colocando suas interpretações.

Em seguida, relembraram os acontecimentos mais marcantes do último encontro do grupo que ocorreu em outubro na Universidade de São Paulo, em decorrência da palestra do professor Max Butlen. Uma das lembranças foi referente à apresentação do instituto Arrastão que entre as ações de seu projeto produziu um “Pé de Livros” – a idéia é simples, mas surpreendente: consiste em expor livros ao ar livre de uma forma diferente com o intuito de despertar o interesse das crianças pela leitura. Os livros são literalmente pendurados nos galhos de uma árvore e “colhidos” como fruta fresca e madura para serem deliciados pelos leitores que os escolheram. Duas integrantes acharam a idéia tão interessante que realizaram em suas organizações e comentaram o retorno positivo que obtiveram.

Prosseguindo a reunião, a Elisangela e a Renata explicam que os encontros do grupo para o próximo ano serão articulados pelos próprios integrantes e alguns dos participantes se prontificaram em organizar a primeira reunião de dois mil e nove que tem data prevista para ocorrer em dezoito de fevereiro, provavelmente no Parque da Juventude, no entanto, data e local ainda serão confirmados.

A Renata apresentou em slides o resultado do primeiro preenchimento instrumental sobre os projetos de leitura e em seguida, os participantes preencheram novamente o instrumental para que se possa ter uma avaliação mais específica dos resultados.

Após o café de confraternização, a Elisangela realizou a “dinâmica do barbante”: Iniciou pedindo para que os integrantes (ao receberem o barbante) dissessem em poucas palavras o sentido da “Rede” e dessa forma passasse o barbante para outra pessoa – formou-se assim um interessante “emaranhado” de fios que lembrava exatamente o tecer de uma rede.

O professor Edmir encerrou a supervisão realizando uma retrospectiva dos pontos memoriais que ocorreram durante todos os encontros do grupo durante o ano de dois mil e oito e fez suas considerações sobre a importância de manter a Rede de Leitura, pedindo para que cada integrante realizasse também suas considerações pessoais. Em unanimidade, os integrantes comentaram sobre a necessidade dos encontros que colaboraram para a resolução das dificuldades encontradas na sistematização dos projetos. Não havendo mais assunto a tratar o grupo encerrou a última supervisão do ano com um abraço coletivo!

Elaborado por Lázara, da Comunidade Inamar

Nenhum comentário: